VISITAS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

INAUGURAÇÃO

Bom dia a todos !!!
A partir de hoje, periodicamente, serão postados assuntos referentes à Geopolítica, tentando trazer um formato mais agradável  para estimular o interesse e a curiosidade dos leitores por essa área da Geografia.
Num primeiro momento, em cada postagem, serão abordados aspectos geopolíticos de cada País e seus respectivos Territórios.
A sistematização será sempre a mesma, obedecendo o seguinte formato de exposição de informações:
1. Identificação do País com seu nome comum e nome oficial entre parênteses;
2. Um mapa que identifique as fronteiras do País descrito;
3. A Bandeira do País com explicações do seu significado ( Vexilologia );
4. Um breve histórico do País e suas relações de colonialismo;
5. A divisão administrativa de cada País;
6. Sua posição no ranking IDH( Índice de Desenvolvimento  Humano );
7. Moeda local;
8. Aspectos religiosos;
9. Abordagem de turismo com fotos;

   Antecipadamente vale esclarecer que o Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador que pretende ser uma medida geral do desenvolvimento humano, individual por País.
   Esse indicador, o IDH, leva em consideração 3 fatores, o PIB per capta, corrigido pelo poder de compra de cada País, a expectativa de vida ao nascer ( longevidade ) e a educação ( avaliada pela índice de analfabetismo e taxa de matrícula em todos os níveis de ensino ).
   Esses 3 fatores têm a mesma importância no índice e varia de zero a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 (um) maior o desenvolvimento.

O critério de escolha para a postagem de cada País será através de sorteio simples, realizados por minha mulher ( e incentivadora ), Carol.
Alguns países terão uma abordagem diferenciada por sua importância no contexto histórico e sócio-cultural. A lista desses países segue abaixo:
Estados Unidos  -  China  -  Japão  -  França  -  Itália  -  Espanha  -  Portugal  -  Índia  -  Alemanha  -  Reino Unido  -  Rússia

O primeiro País que será postado é:

REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário